Diferente de outros produtos, o software não possui uma constituição física, não é tangível, sua importância vem de atributos lógicos que tem por objetivo desempenhar funções para a qual foi desenvolvido.

Com a crescente competitividade entre empresas, ele tem sido de grande importância para estas, auxiliando desde a tomada de decisão, prestação de serviços assim como na aquisição de novos clientes.

O Software vem sendo fonte de estudo ao longo dos anos, o que vem acelerando sua evolução, sua definição vem sendo modificada por autores de modo que agregue os conceitos que melhor represente a sua complexidade com o passar dos anos.

Segundo Pressman:

Software de computador é o produto que os profissionais de software constroem e, depois, mantêm ao longo do tempo. Abrange programas que executam em computadores de qualquer tamanho arquitetura, conteúdo que é apresentado ao programa a ser executado e documentos tanto em forma impressa quanto virtual que combinam todas as formas de mídia eletrônica.

Definição do Software segundo Sommerville:

Programas de computador e documentação associada. Os produtos de software podem ser desenvolvidos para um cliente específico ou para um mercado geral.