Autoridade reconhecida internacionalmente nas tecnologias em melhoria de processos de software e engenharia de software , o norte-americano Roger S. Pressman é um engenheiro de software que atua como escritor e consultor além de ser presidente de uma consultoria especializada em treinamento e métodos em engenharia de software a R.S. Pressman & Associates.

Ao longo de sua carreira Pressman exerceu diversas funções que lhe permitiram ter uma conhecimento amplo na área de engenharia de software, como engenheiro de software, gerente, professor, autor e consultor.

Como profissional técnico e gerente, sua contribuição foi no desenvolvimento de sistemas avançados e aplicações de engenharia e manufatura, CAD/CAM . Além de ocupar cargos com responsabilidade pela programação científica e de sistemas.

Ph.D. em engenharia na University of Connecticut, Pressman começou a dedicar-se à vida acadêmica ao se tornar professor-adjunto de Engenharia da Computação na University of Bridgeport e diretor do Centro de Projeto e Fabricação Apoiados por Computador (Computer-Aided Design and Manufacturing Center) dessa Universidade.

Uma de suas contribuições mais notórias tem sido com a publicação de vários artigos técnicos, escritos regularmente para periódicos do setor, além disso Pressman é o autor de sete livros técnicos, todos eles abordando temas relevantes e que no seu período de publicação eram temas pouco difundidos e discutidos. A sua premiada obra é o livro “Engenharia de software” da editora McGraw-Hill.

Pressman já participou de comitês editoriais de uma série de periódicos do setor e, por muitos anos foi o editor da coluna “Manager” no IEEE Software. Palestrante renomado é o destaque das principais conferências do setor.

Como presidente da R. S. Pressman & Associates, Inc., sua contribuição é como consultor-chefe e como resultado de seu trabalho temos o desenvolvimento um conjunto de vídeos em engenharia de software, além de um sistema auto dirigido para aperfeiçoamento de processos de software, que são usados por milhares de empresas em todo o mundo.

Livro Engenharia de Software: